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Vendas pelo WhatsApp: seu time está preparado?

Atualizado: 22 de set. de 2023


Vendas pelo WhatsApp: seu time está preparado?

O WhatsApp é o aplicativo de Smartphone mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, e é a primeira escolha para bate-papo, entretenimento e também para negócios.


Ao considerar a quantidade de pessoas que possuem um celular com um número ou até mais de um ativo, vemos a quantidade de usuários desse aplicativo tão famoso, que ultrapassa até mesmo o número de habitantes mundial!


Com ele, é possível conversar com os fornecedores, clientes, há também ferramentas de áudio e também chamadas de vídeo, que facilitam muito o processo de fechamento de vendas pelo WhatsApp.


E então, já que são tantas pessoas que vivem conectadas o tempo todo, por que não utilizar esse mecanismo lucrativo para sua empresa? A oportunidade é única, e considero que muitos empresários já fazem uso do WhatsApp.


Mesmo para quem já possui um negócio local, pode ser muito interessante usar o aplicativo, já que tem clientes que preferem negociar online. Mas se você pretende abrir um negócio, considere integrar o WhatsApp em seu time.

Por que sua empresa deve vender pelo WhatsApp?


O fato é que não há porque não vender pelo WhatsApp. Para empresas, especialmente as pequenas e médias, o contato via WhatsApp possibilita o contato e negociação com clientes sem necessariamente criar um e-commerce.


O WhatsApp tem o potencial de tornar a conexão mais próxima, diferente de outros métodos, como o e-mail, que é tido como uma forma de contato mais legal e padronizada.

Também pode aumentar a produtividade e a escala porque o mesmo vendedor pode ter contato com vários clientes enquanto espera por uma resposta, o que não é viável por telefone.


O aplicativo também cria uma quantidade considerável de dados que podem ser usados ​​para medição e uso na gestão empresarial, como o número de chamadas por dia, o tempo médio do primeiro contato e de resposta.


Portanto, fazer suas vendas utilizando o WhatsApp não precisa ser algo temporário ou improvisado, nem se limitar a startups. Sim, o aplicativo pode se tornar um canal de vendas como qualquer outro canal, e está se movendo em cada vez mais direções.

Como adaptar as vendas para o aplicativo?

Antes de qualquer coisa, e caso não saiba, você precisa entender que para adaptar as vendas para o WhatsApp, você deve ter bem consolidado os significados de funil de vendas.


E para relembrar, ele se define da seguinte forma:


● Topo: Aprendizado e Descoberta (conscientização do cliente)

● Meio: Reconhecimento de problema e Consideração da solução

● Fundo: Avaliação e Compra (o cliente está decidido pela compra)


Todas essas etapas devem ser convertidas em operações específicas, e vai depender do modelo de negócios que você tem com cada cliente. Agora vamos às dicas:


1 - Utilize o aplicativo para empresas

Uma versão do aplicativo destinada a empresas (principalmente pessoas físicas e pequenas empresas), o WhatsApp Business tem vários recursos interessantes que permitem maior número de vendas, e você pode começar com um registro de um telefone fixo.


Por meio do perfil da empresa, o usuário com quem você está conversando sabe que se trata de um perfil confiável.


Ainda, seu perfil pode ter uma interface diferenciada que inclui sugestões sobre mensagens automáticas para respostas, como "Olá! Em que posso ajudar?".


Outro recurso bacana são os indicadores, muito importantes para as estratégias de vendas. Esses indicadores dirão a quantidade de mensagens que foram enviadas, as que foram recebidas e lidas.


Em qualquer caso, vale a pena testar tudo o que lhe é disponibilizado, e até mesmo conquistar um nível avançado de profissionalismo para a empresa.


2 - Treine a equipe para o novo canal

Cada canal possui características próprias e a equipe de negócios precisa saber como trabalhar com eles. Ao atender clientes pelo WhatsApp, você não conseguirá ter o mesmo ritmo de venda, script de e-mail, ou a fluidez da ligação.


Ao escrever, você deve prestar atenção ao tom e à clareza das informações. Não é recomendado colar scripts para mecanizar o serviço, pois o WhatsApp é justamente para estreitar a conexão e promover a comunicação.


No entanto, os clientes costumam não ter separação entre o WhatsApp pessoal e profissional, por isso é necessário ter bom senso nos agendamentos e mensagens em excesso.


É importante medir a intimidade entre os contatos. Esses são métodos de negócios e os vendedores representam a empresa por meio de uma plataforma informal.


3 - Faça a prospecção

Da mesma forma que você prospecta clientes normalmente, você pode fazer nas negociações do WhatsApp. A única diferença é que deve se certificar de obter o número do WhatsApp do cliente em potencial, e não de um telefone comum.


Ainda, você pode usar os próprios recursos da ferramenta para localizar novos contatos. Por exemplo, pesquise grupos de WhatsApp relacionados ao seu negócio.


Lá, você poderá encontrar várias pessoas cujos perfis se encaixam nas ideias de seus clientes empresariais.


4 - Organize os clientes

Se não houver organização, pode não ser possível vender pelo WhatsApp. Uma grande dica é renomear os contatos com base no estágio do relacionamento com sua empresa.


Isso pode ajudar a agrupar os objetos que você vende com mais frequência. E independentemente da sua estratégia organizacional, a meta é que você possa ter um sistema que auxilie o trabalho sem deixar nenhum cliente esperando por uma resposta.


5 - Mostre conteúdo

Ao procurar clientes em potencial, mesmo que você já tenha encontrado alguns, também é interessante utilizar essa dica:


Compartilhe conteúdo que prove que você possui conhecimento aprofundado dos problemas relacionados às soluções que você vende.


Além do mais, você deve compartilhar apenas conteúdo útil. Se não tiver cases verídicos para enviar a clientes em potencial, é bom providenciar! Pois caso contrário, pode ser impossível vender pelo WhatsApp.


Outra dica é produzir esses cases em outras mídias sociais de sua própria empresa, de preferência em um blog.


Depois de ter o reconhecimento como referência para o tema, logo logo a empresa será contactada por interessados ​​ou manifestada por outros clientes.


6 - Monte um calendário de mensagens

Como em qualquer empresa, ao vender pelo WhatsApp, você terá clientes em variados estágios. Terão aquelas pessoas que não conheciam sua empresa até recentemente.


Outros já souberam da empresa por terceiros e também estão prontos para comprar. E existem ainda aqueles clientes fiéis que frequentemente entram em contato com a empresa e estão dispostos para comprar novos produtos.


Cada etapa do funil de vendas de sua empresa deverá ter um método específico que deve ser usado.


Em outras palavras, não é de bom tom enviar a mesma mensagem para todos. Cada um tem sua particularidade, e o mais importante é respeitar sua relação com o negócio.


7 - Use gatilhos mentais

O gatilho mental é uma tecnologia que convence os usuários, pois aborda aspectos essenciais para a tomada de decisões.


Por exemplo, você pode utilizar como estratégia um incentivo para a escassez, levando os clientes a comprar antes que o produto acabe. Ou uma sensação de urgência, que o incita a agir imediatamente para não perder oportunidades que parecem únicas.


Não importa qual estratégia seja adotada, a dica é saber como lidar com as impressões do cliente e fazê-lo sair da zona de conforto.


8 - Negocie e feche propostas

Após todos os passos anteriores, para fechar propostas, é só fazer da mesma forma e tomando as mesmas técnicas usadas em negociações por e-mail, por telefone ou as presenciais.


Basta lembrar que, se necessário, você pode formalizar tudo por meio de outros métodos de contato.


E sempre que possível, tente fazer uma chamada de voz para um contato mais pessoal com seus clientes nos momentos finais do processo de venda.


Conclusão

Uma estratégia interessante é divulgar sempre que possível no Instagram da empresa o possível atendimento pelo WhatsApp, que além de mais rápido, ainda pode ter como vantagem a proximidade com o cliente e o aumento da lista de transmissão.


Com essas informações você poderá desenvolver estratégias e conquistar clientes, basta continuar estudando o assunto e se especializar na área de vendas.


Os aplicativos de mensagens são ferramentas úteis para conduzir negócios, você só precisa saber como utilizá-los da melhor forma!


Lembre-se na Vendor Force, você conta com um time de especialistas para lhe ajudar a implementar novos canais de vendas e aumentar seus resultados, quer saber mais?



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