Sua equipe de vendas é aquela que completa a compra de forma eficaz com seus clientes, não é mesmo? Portanto, deve haver profissionais altamente qualificados para realizar esta atividade da melhor forma. E o seu time possui as competências necessárias para buscar os melhores resultados? Descubra agora neste artigo!
Se você tem uma empresa, deve saber que construir e montar uma equipe com as competências necessárias para encontrar os melhores resultados é um grande desafio.
Mais desafiador ainda é desenvolver essas habilidades para que sua equipe possa entregar os resultados que você deseja alcançar em sua organização.
Embora as características pessoais estejam relacionadas ao processo de vendas e ao desempenho do vendedor, elas não são os únicos fatores de sucesso. Muitos deles podem ser desenvolvidos e aprimorados.
Saber desenvolver as habilidades de vendas necessárias na equipe é extremamente importante para o desempenho da produtividade de vendas da empresa, pois o aprendizado obtido se traduzirá em resultados reais de negócios.
E para verificar se seu time de vendas possui as características necessárias para buscarem os melhores resultados, antes trouxemos um pouco do significado amplo que tem essa palavra para os gestores que é a "competência"
Mas você entende o que significa “competências”?
Competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem ao profissional desempenhar funções específicas na busca de resultados.
Este tema foi originalmente desenvolvido pelo estudioso David McClelland, e mais tarde algumas organizações criaram a sigla CHA.
A sigla é basicamente uma combinação de termos usados para ajudar as empresas a recrutar e promover o desenvolvimento dos funcionários por meio da gestão por competências.
● Conhecimento: diz sobre o saber em si, é o que as pessoas aprendem na escola, universidade, livros, trabalho, treinamento e principalmente em suas vidas.
● Habilidade: por outro lado, habilidade é saber fazer, ou seja, é a aplicação prática dos conhecimentos aprendidos no dia a dia.
● Atitude: por último, a atitude é o que você quer fazer, ou seja, o que faz as pessoas decidirem se querem usar as habilidades que adquiriram.
Com tudo isso em mente, você pode ver que conhecimento e habilidades são habilidades técnicas.
Além disso, é óbvio que a atitude é uma habilidade comportamental, pois o treinamento teórico é necessário para o ganho de conhecimento.
Mas, para adquirir habilidades, o time precisa de treinamento prático. Para ter uma atitude, basta uma mudança de comportamento.
Então, resolvemos trazer neste artigo as competências ideais e necessárias que seu time de vendas deve ter internalizado, para que possam buscar os melhores resultados.
Dentro dessas competências, terão as relacionadas ao conhecimento, habilidades e atitudes, ou seja, as que discutimos acima. Confira se em sua empresa isso se confirma:
Conhecer o negócio para os melhores resultados
Como o próprio nome diz, essa competência se remete ao “conhecimento” da sigla CHA, e seu time de vendas deve compreender totalmente os produtos e serviços da sua empresa.
Se ele apenas sabe vender, mas não tem certeza do que é o negócio e o que vende, isso pode se refletir na venda de produtos ou serviços ideais que atendam às necessidades do cliente.
Com isso, ele não passará confiança e credibilidade para eles. Portanto, os vendedores precisam estar dispostos a aprender e se manter atualizados.
Porque lidar com tecnologia ultrapassada é inútil, porque o mercado e os padrões de consumo mudaram.
O time de vendas deve estar interessado em aprender sobre novos métodos de vendas, comportamento do consumidor e as ferramentas por trás deles. É importante estar disposto a avançar com os tempos!
Saber se comunicar bem
A segunda competência básica de um time de vendas de sucesso é a boa comunicação, que está relacionada ao quesito das "habilidades".
A equipe de vendas precisa entender as principais necessidades dos clientes e exibir claramente os produtos ou serviços da loja.
Nesse sentido, o time deve saber ouvir a opinião dos clientes e entender suas necessidades e principais necessidades. Afinal, uma boa comunicação significa não só saber transmitir ideias, mas também ouvi-las.
Em outras palavras, os vendedores do time precisam fazer boas associações de ideias e mostrar aos clientes como as soluções da empresa resolvem os problemas levantados.
Ter organização
Outra grande competência relacionada a "habilidades" é sobre organização. Um bom time de vendas precisa ser organizado o suficiente para obter rapidamente informações sobre os clientes ou seus produtos e serviços.
Além disso, a organização pode fazer muitas contribuições para que os vendedores do time consigam definir agendas para diferentes atividades e se comprometer a entregá-las no prazo estipulado.
Imagine se a equipe de vendas da sua agência não organizasse seus eventos e se esquecesse de se encontrar ou até chegasse atrasado. Isso poderia alterar e muito a percepção do cliente a respeito do valor que há em não precisar esperar, não é mesmo?
Construir comprometimento
Classificado no âmbito das “atitudes”, o comprometimento é importante para os times que atuam nas vendas e precisam estabelecer contato com os clientes dentro do prazo previsto.
Essa atitude também reflete seu compromisso com os clientes e potenciais clientes em fornecer soluções que melhor atendam às suas necessidades.
Em uma empresa, é notório e se destaca dos demais um vendedor fiel que veste uma camisa, pois conhece o impacto de sua entrega no negócio e, por isso, conclui o que precisa ser feito dentro do prazo.
Este é o fator decisivo para alinhar suas vendas e reputação perante sua empresa e clientes.
Saber trabalhar em conjunto
Mais famoso pelo nome “trabalhar em equipe”, essa é uma competência que todo time de vendas precisa ter para buscar os melhores resultados, e está relacionado também às “atitudes”, da nossa sigla.
Muitas equipes de vendas usam a competição para atingir metas e estimular seu desempenho. Se a equipe trabalhar em conjunto, este jogo, ou “brincadeira” comum pode ser muito útil.
Já quando brigas e mal-entendidos ocorrem dentro da equipe, os problemas começam, e esse é o momento em que o gestor precisa parar e reorganizar o time.
É interessante como isso fica visível na hora da venda. Quando você como cliente, chega a uma loja, e vê vendedores brigando entre si e decidindo quem é a vez de servir é péssimo para a reputação do estabelecimento, concorda?
Um bom trabalho em equipe no time de vendas pode conquistar clientes e ajudar todos os vendedores a melhorar a eficiência.
Isso inclui passar informações importantes para todos da equipe, realizar reuniões regulares e apresentar todas essas informações para os melhores fechamentos de vendas.
Portanto, é essencial que os gestores constantemente apoiem esse tipo de participação da equipe estabelecendo objetivos comuns, reuniões regulares e algumas atividades recreativas entre as equipes para espairecer.
Uma equipe unida vende mais, consegue ter mais ideias e seu desenvolvimento é melhor do que uma equipe não cooperativa.
E aí? Conseguiu perceber que essas competências são essenciais para um time de vendas se concretizar no mercado e obter os melhores resultados?
Em sua empresa é isso que ocorre? Se sim, parabéns! Mas se não, aqui vai uma dica super importante: Conheça agora o trabalho da Vendor Force!
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